Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Antena apontada para o 70W - Preciso de sugestões e/ou opiniões.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Antena apontada para o 70W - Preciso de sugestões e/ou opiniões.

    Depois de muitos anos sem por a mão na massa, subi no telado e fiz o apontamento para o 70W. Ficou legal, mas só depois de recorrer aos posts dos amigos aqui do forum que ajudam.

    A questão é a seguinte: Não estava conseguindo intensidade de sinal adequada para as TPs dos canais HD. Depois de estudar bastante, encontrei alguns posts dizendo que a posição do LNBF deveria ficar em +/- 7 horas. Fiz dessa maneira e ficou muito bom (intensidade de sinal sempre superior a 70% com antena de 60cm).

    O lance é que, na posição 7 horas, o LNBF fica numa posição diagonal (quase de cabeça para baixo). Gostaria que, se possível, os mais experientes deixassem aqui algumas sugestões para as seguintes questões:

    1- Devo proteger de alguma maneira a parte de baixo do LNBF (lado do conector RF) contra umidade em momentos de chuva?

    2- Caso afirmativo para a pergunta acima, como fazer a proteção contra umidade?

    Desde já, agradeço a colaboração dos amigos!

  • #2
    Postado originalmente por Jamanta Ver Post
    Depois de muitos anos sem por a mão na massa, subi no telado e fiz o apontamento para o 70W. Ficou legal, mas só depois de recorrer aos posts dos amigos aqui do forum que ajudam.

    A questão é a seguinte: Não estava conseguindo intensidade de sinal adequada para as TPs dos canais HD. Depois de estudar bastante, encontrei alguns posts dizendo que a posição do LNBF deveria ficar em +/- 7 horas. Fiz dessa maneira e ficou muito bom (intensidade de sinal sempre superior a 70% com antena de 60cm).

    O lance é que, na posição 7 horas, o LNBF fica numa posição diagonal (quase de cabeça para baixo). Gostaria que, se possível, os mais experientes deixassem aqui algumas sugestões para as seguintes questões:

    1- Devo proteger de alguma maneira a parte de baixo do LNBF (lado do conector RF) contra umidade em momentos de chuva?

    2- Caso afirmativo para a pergunta acima, como fazer a proteção contra umidade?

    Desde já, agradeço a colaboração dos amigos!
    A posição é essa mesmo. Para proteger os conectores use fita de auto-fusão, isole bem os conectores e ta tudo tranquilo, o LNBF foi feito pra ficar exposto ao tempo mesmo.
    Last edited by jbrock; 02-02-2011, 10:36 AM.
    Pirataria é crime, não roube navios.


    "Viva a sociedade alternativa"!

    Comment


    • #3
      .

      Se está quase de cabeça para baixo, pode significar que você deu meia volta além do necessário no eixo.

      Tente colocar o LNB a meia volta do que está agora.

      Eu desconheço essa possibilidade de o LNBF ficar quase de cabeça para baixo.
      S900HD Black
      70W Banda C Telada 170cm
      70W Banda KU Offset 60cm
      15W Banda KU Offset 90cm

      Comment


      • #4
        A posição é como a da imagem anexada.
        Pirataria é crime, não roube navios.


        "Viva a sociedade alternativa"!

        Comment


        • #5
          posição

          Postado originalmente por Jamanta Ver Post
          Depois de muitos anos sem por a mão na massa, subi no telado e fiz o apontamento para o 70W. Ficou legal, mas só depois de recorrer aos posts dos amigos aqui do forum que ajudam.

          A questão é a seguinte: Não estava conseguindo intensidade de sinal adequada para as TPs dos canais HD. Depois de estudar bastante, encontrei alguns posts dizendo que a posição do LNBF deveria ficar em +/- 7 horas. Fiz dessa maneira e ficou muito bom (intensidade de sinal sempre superior a 70% com antena de 60cm).

          O lance é que, na posição 7 horas, o LNBF fica numa posição diagonal (quase de cabeça para baixo). Gostaria que, se possível, os mais experientes deixassem aqui algumas sugestões para as seguintes questões:

          1- Devo proteger de alguma maneira a parte de baixo do LNBF (lado do conector RF) contra umidade em momentos de chuva?

          2- Caso afirmativo para a pergunta acima, como fazer a proteção contra umidade?

          Desde já, agradeço a colaboração dos amigos!
          Pelo jeito o seu está em 13:00 horas

          Comment


          • #6
            A posição muda com a localidade em que a pessoa mora, se a pessoa mora exatamente em 70°W ele ficará exatamente na vertical, quanto mais a leste mais ele gira no sentido anti horário.
            Em POA 51°W o LNB fica 29° no sentido anti horário.

            Capitais
            SC 35°
            PR 36,7°
            SP 42,3°
            RJ 46,9°
            ES 53,2°
            MG 50,3°
            BA 66,2°
            DF 53°
            GO 49,7°
            MS 35,4°
            MT 40,7°
            RO 34,5°
            AC 12°
            TO 64°
            AM 72,6°
            RR 73,2°
            AP 90°
            PA 86°
            MA 84,2°
            CE 84,2°
            RN 79,9°
            PB 77,8°
            PI 79,0°
            PE 76,2°
            AL 73,2°
            SE 70,5°

            Comment


            • #7
              Valeu galera pela contribuição.

              Caros colegas, agradeço muito pelos esclarecimentos. Realmente tinha dúvidas sobre a "posição horária" do LNBF com relação à parábola. Quando fazia serviços de instalação, sintonizava antenas teladas para pegar analógico.

              Esclareço que a posição que deixei, após visualizar a foto, está em 13 horas. De cabeça para baixo mesmo. Subirei no telhado mais uma vez e colocarei na posição correta.

              Só há um detalhe: Na posição 13 horas, percebi que o sinal nos TPs 12020, 12080, 12120 e 12160 ficava mais estável. Posso estar enganado, pq o sol estava muito forte e estava fritando meus miolos!

              Farei o ajuste e postarei o resultado. Obrigado pela colaboração!
              Last edited by Jamanta; 03-02-2011, 08:45 AM.

              Comment


              • #8
                Agradecimentos!

                Valeu galera, já voei pra cima do telhado e corrigi a posição do LNBF. A potência nos TPs ficou preservada e o melhor de tudo, o LNBF ficou com os conectores de RF (4 no meu caso) virados para baixo. Estava morrendo de receio do LNBF ficar enxarcado de água quando chovesse prolongadamente.

                Muito obrigado pelos esclarecimentos da galera ativa! E o melhor de tudo, foi nivelar com quem "põe a mão na massa" sobre o conceito da posição relativa em horas do LNBF com relação ao topo da antena. Isto não estava claro para mim, e eu estava posicionando a peça a 180º do que deveria ser. LNBF de cabeça para baixo é canseira.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Jamanta Ver Post
                  Valeu galera, já voei pra cima do telhado e corrigi a posição do LNBF. A potência nos TPs ficou preservada e o melhor de tudo, o LNBF ficou com os conectores de RF (4 no meu caso) virados para baixo. Estava morrendo de receio do LNBF ficar enxarcado de água quando chovesse prolongadamente.

                  Muito obrigado pelos esclarecimentos da galera ativa! E o melhor de tudo, foi nivelar com quem "põe a mão na massa" sobre o conceito da posição relativa em horas do LNBF com relação ao topo da antena. Isto não estava claro para mim, e eu estava posicionando a peça a 180º do que deveria ser. LNBF de cabeça para baixo é canseira.
                  E como você falou em proteger o lnb, conheço pessoas que cortam um desses frascos de refrigerante pet de 2l ao meio e vestem no lnb, deixando só o buraco do fio. Isso não atrapalha o sinal.
                  "Quando pensamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas".

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Jamanta Ver Post
                    Valeu galera, já voei pra cima do telhado e corrigi a posição do LNBF. A potência nos TPs ficou preservada e o melhor de tudo, o LNBF ficou com os conectores de RF (4 no meu caso) virados para baixo. Estava morrendo de receio do LNBF ficar enxarcado de água quando chovesse prolongadamente.

                    Muito obrigado pelos esclarecimentos da galera ativa! E o melhor de tudo, foi nivelar com quem "põe a mão na massa" sobre o conceito da posição relativa em horas do LNBF com relação ao topo da antena. Isto não estava claro para mim, e eu estava posicionando a peça a 180º do que deveria ser. LNBF de cabeça para baixo é canseira.
                    Então agora é só curtir. Lembre-se de proteger os conectores no LNB e emendas, recomendo fita auto-fusão.
                    Se tiver mais alguma dúvida sobre apontamento dá uma olhada aqui: http://www.dishpointer.com mostra tudo muito bem detalhado.

                    Abss.
                    Pirataria é crime, não roube navios.


                    "Viva a sociedade alternativa"!

                    Comment

                    Working...
                    X