Anúncio

Collapse
No announcement yet.

LNBF banda C - Ajuda e/ou dicas.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • LNBF banda C - Ajuda e/ou dicas.

    Olá senhores. Venho com este tópico compartilhar o desprazer enfrentado por mim num serviço prestado a cliente.

    O S900 do homem está em perfeitas condições de uso, quebrando a céu e conectado com Access Point colocado por mim. Até aí tudo mil maravilhas.
    Porém o homem querendo expandir a instalação me chamou para instalar uma Diseqc e associar um LNBF banda C mirando o 70W com uma monstrenga antena de 3 metros de diâmetro. Pensei comigo: Moleza... Porém estava enganado...

    O que ocorreu: Fiz uma busca cega inicialmente para capturar os TPs. Resultado insatisfatório, pois não locou quase nada.

    Peguei o deco do cliente, trouxe para casa e fiz a busca usando minha antena. Todos os TPs foram locados e sinal adequado.
    Voltei na casa do cliente e instalei o cabo. Mais uma vez desempenho insatisfatório, pois além dos TPs sintonizados ficarem com sinal baixo, outros estavam zerados. Resolvemos partir para a revisão do apontamento.

    Ralação no sol, antena pesada e nem com reza brava os TPs mortos voltaram à vida. Diagnóstico: LNBF dele está bichado e velho (tem no mínimo 15 anos de idade). Lembro q este LNBF é da mesma marca/modelo que eu uso e além de não se comportar bem com sinal digital, os analógicos tbm estão horríveis. O cliente disse q correrá atrás de outro LNBF para substituição.

    Agora peço ajuda aos senhores perguntando:

    1- Alguém enfrentou situação semelhante e como resolveu?
    2- Qual é a marca mais recomendada de LNBF multiponto banda C do mercado?

    Ficou grato pelas contribuições futuras. Obrigado!

  • #2
    Os melhores LNBF banda C Multiponto do mercado brasileiro são os das marcas Gardiner (12K e 70db) e American Bird (12K e 65db). Compra na faixa de R$80 a R$90 esses. Mas eles tem um pequeno probleminha: a faixa frequencia deles começa em 3.7GHz e com isso você perde os canais do satélite que tão entre 3.0Ghz e 3.7Ghz. São muito poucos, mas perde. Se quiser saber quais são esses canais veja as TPs do C2 que estão entre 3000 e 3700Mhz.

    Hoje em dia tá difícil achar LNBF Multiponto estendido (que começa em 3.0GHz), mas se você achar um assim e com no máximo 15K e no mínimo uns 60db, prefira ele. E melhor ainda se ele for com filtro para WIMAX para evitar interferência por transmissões de dados WIMAX (rola mais em grandes cidades).


    Se tiver diseqc na jogada aí fique atento também que tá com uma comprovadamente ok com o S900........
    Idem com divisor pra usar na saída da banda C......
    Veja os 2 tópicos só desses assuntos aqui no fórum.

    A maioria das instalações de parabolica que tinha analógico são feitas com cabo RG59 e muitas vezes com conectores ruins. Se for o caso arranque todos esses cabos e jogue fora......troque tudo por RG6 ou RGC6 e faça bons conectores crimpados ou rosqueados bem sobre a malha. Faça isso até pro analógico se for deixar ele.......se tiver 1 ramal com RG59 já atrapalha tudo que vai conectado no divisor.

    Se for continuar usando o analógico configure ele pra LNBF multiponto....veja no manual dele como.....não vai deixar o deco analógico configurado como se fosse pra trabalhar em LNBF monoponto.

    Fazendo instalação com o escrito acima em parabola de ~3m que esteja alinhadinha ok vai ter tranquilo 90 e tantos de intensidade e 80 e tantos de qualidade no S900.
    Last edited by oxbox; 08-04-2012, 05:22 PM.

    Comment


    • #3
      Eu tenho 2 s900 e um 806.

      SR 2.85 - banda C, 90 61 KU LNBF quádruplo + carona 70 KU LNBL twin, Já tive problemas com chave divisoras que era fabricada sem diodos. Hoje não tenho problema mais e uso LNBF Pauxis Multiponto C custou barato e recentemente instalei um que não lembro a marca que não custou 60 com o frete e funcionou perfeito. Seu problema é o LNBF. É escencial seguir as dicas dadas pelo Oxbox sobre cabos e conectores, eu nunca uso conectores que não seja tipo da Céu, e nunca uso alicate para grimpar, uso fita isolante. Joguei meu alicate fora.

      Comment


      • #4
        Muito obrigado!

        Muito obrigado senhores pelas valiosas contribuições. Orientarei o cliente fazer a escolha certa em sua futura compra. Inclusive, analisaremos a hipótese de substituir os cabos da instalação dele, pois concordo inteiramente com a opinião dos senhores sobre cabos RG-59 serem inadequados aos nosso propósitos. Valeu!

        Comment


        • #5
          Pra vc ver que antena gigante hoje em dia não é nada, aki em casa tenho todos HDs banda C menos sbthd com um anteninha fachada de 1,5m e lnbf Greatek multi.



          blz
          -
          -
          -
          --------------------
          S1001HD
          S922HD
          TVs LED 37p+32p+47p.
          --------------------

          Comment


          • #6
            Verás quando chover. Eu tenho uma gigante e com 23 anos de idade e parece nova. Esta sim é antena, na band dá 87 de sinal. Em um temporal na minha cidade A céu em uma de 90 saiu do ar e a Gigante estava lá.

            Sem querer futucar muito mais já futucando, um carro mil nunca é melhor que um 2.0

            Comment


            • #7
              Ajuda para apontamento Banda C no 70W

              Olá, pessoal.
              Eu tenho uma antena de chapa de 1,5 metro apontada para o 70W. O lnbf é um visiontec monoponto e o receptor, um s900.
              Até que consigo pegar sinal em algumas TP's acima de 70 a intensidade, por ex. os da B4nd HD e Rec0rd Sp HD. Já os do SbeT HD e a r3de TeV HD pego o sinal bem fraquinho que não dá pra assistir. O da R3de Vid4 HD não pega de jeito nenhum. Já mexi na antena umas três vezes e não consegui nada melhor.
              O canal que mais me interessa nesta banda C é Mundo Maior. No TP dele eu consigo sinal que varia de 48 a 56, mas de vez em quando vai a ZERO e atrapalha pra caramba.

              O que suspeito:
              Não consegui deixar a antena estável, com o vento palança um pouco;
              Não sei se estou colocando o lnbf na posição correta, tanto na rotação, quanto na distância da antena.

              Se alguém puder me dá alguma dica que ajude a melhorar aqui, ficarei muito grato.

              Abraços!
              ******

              LCD 40 FULL HD_S1001_LCD 32 HDTV_S900_Big Black_Azcamd_CS-ceu_Diseqc4x1_43W_61w_70w

              ******

              Quer uma solução simples para juntar e editar e converter os vídeos do S900? Veja este post.

              Comment


              • #8
                Boa noite colega Jamanta e Timbu Coroado

                Vou te deixar uma pergunta, vi que você falou que revisou o apontamento, mas te pergunto se verificou tambêm a inclinação do LNBF, pois no receptor analógico se o LNBF estiver com a polaridade invertida, você pode alterar a configuração dele para inverter a leitura H/V ou V/H, e como a antena é gigante, no analógico não faz grande diferença a inclinação do LNBF um pouco fora de ponto, mas no digital dá uma grande diferença.
                Sempre que instalo parabolicas analógicas faço apontamento por um receptor digital (S806) com as TP's cadastradas para não errar a polaridade do LNBF e ficar pronto para um receptor digital.
                Tenho o receptor cadastrado as tp's do C2 Banda C, faço um pré apontamento pelo receptor analógico no canal da BOBO e depois passo para o digital, primeiro acho o melhor ponto na horizontal, depois na vertical e por ultimo na inclinação do LNBF. Se caso a TP não levantar no passar do analógico para o digital, gire a bengala do LNBF até levantar um sinal e tente afinar o que der na inclinação, ai sim comece a ajustar a horizontal, depois a vertical e após afinar nestes refazer o ajuste da inclinação do LNBF. TP oscilando o sinal indica LNBF com inclinação errada.
                Quanto a posição, deixo a boca do LNBF em torno de 42º na graduação, isso dá mais ou menos uns 2,5 a 3 cm para baixo da flange (Disco escalar) e deixo ele bem paralelo com ela para não ter perda de sinal.
                Como é de praxe, inicie o apontamento com uma TP forte e depois afine com uma fraca.

                Espero ter ajudado
                Last edited by aznsc; 15-09-2012, 09:26 PM.

                Comment


                • #9
                  Valeu, aznsc. Com certeza, ajudou.
                  Uma linha que tem no LNBF é como se fosse a saída do cabo do lnb da banda KU? Se for, em termos de horas, como é que ela fica?

                  Postado originalmente por aznsc Ver Post
                  Boa noite colega Jamanta e Timbu Coroado

                  Vou te deixar uma pergunta, vi que você falou que revisou o apontamento, mas te pergunto se verificou tambêm a inclinação do LNBF, pois no receptor analógico se o LNBF estiver com a polaridade invertida, você pode alterar a configuração dele para inverter a leitura H/V ou V/H, e como a antena é gigante, no analógico não faz grande diferença a inclinação do LNBF um pouco fora de ponto, mas no digital dá uma grande diferença.
                  Sempre que instalo parabolicas analógicas faço apontamento por um receptor digital (S806) com as TP's cadastradas para não errar a polaridade do LNBF e ficar pronto para um receptor digital.
                  Tenho o receptor cadastrado as tp's do C2 Banda C, faço um pré apontamento pelo receptor analógico no canal da BOBO e depois passo para o digital, primeiro acho o melhor ponto na horizontal, depois na vertical e por ultimo na inclinação do LNBF. Se caso a TP não levantar no passar do analógico para o digital, gire a bengala do LNBF até levantar um sinal e tente afinar o que der na inclinação, ai sim comece a ajustar a horizontal, depois a vertical e após afinar nestes refazer o ajuste da inclinação do LNBF. TP oscilando o sinal indica LNBF com inclinação errada.
                  Quanto a posição, deixo a boca do LNBF em torno de 42º na graduação, isso dá mais ou menos uns 2,5 a 3 cm para baixo da flange (Disco escalar) e deixo ele bem paralelo com ela para não ter perda de sinal.
                  Como é de praxe, inicie o apontamento com uma TP forte e depois afine com uma fraca.

                  Espero ter ajudado
                  ******

                  LCD 40 FULL HD_S1001_LCD 32 HDTV_S900_Big Black_Azcamd_CS-ceu_Diseqc4x1_43W_61w_70w

                  ******

                  Quer uma solução simples para juntar e editar e converter os vídeos do S900? Veja este post.

                  Comment


                  • #10
                    Isso não vem ao caso no LNBF, cada modelo ou fabricante tem um posicionamento das antenas V/H diferente do outro, nos que já trabalhei com apontamento digital já posicionei as 7H, as 9H, as 2h e as 5h, depende da marca ou do modelo como disse.
                    O correto para minha regiao é de +27º, só que não tem referencia no LNBF a não ser aqueles que tem graduação atrás (Só os mais antigos).
                    A melhor coisa é fazer o apontamento como expliquei no post anterior, ache a BoBo com um receptor analógico, de uma melhorada na imagem e depois passe para o digital e faça o ajuste correto, mas não esqueça se quando ligar o digital não levantar sinal na TP, antes começar a mexer na antena, gire a bengala até conseguir levantar a TP e de um pré ajuste, somente depois disso acerte primeiro a horizontal, depois a vertical e por ultimo finalmente afine a inclinação do LNBF.

                    Comment


                    • #11
                      Valeu!!

                      Valeu, camarada. Amanhã deve tá chegando aqui um S.A.T.L.I.N.K W.S-6906. Tomara que me ajude a melhorar o apontamento desta do 70W e apontar outra qpro hyspa s4t no interior.
                      Mais uma vez, obrigado pela atenção.

                      Postado originalmente por aznsc Ver Post
                      Isso não vem ao caso no LNBF, cada modelo ou fabricante tem um posicionamento das antenas V/H diferente do outro, nos que já trabalhei com apontamento digital já posicionei as 7H, as 9H, as 2h e as 5h, depende da marca ou do modelo como disse.
                      O correto para minha regiao é de +27º, só que não tem referencia no LNBF a não ser aqueles que tem graduação atrás (Só os mais antigos).
                      A melhor coisa é fazer o apontamento como expliquei no post anterior, ache a BoBo com um receptor analógico, de uma melhorada na imagem e depois passe para o digital e faça o ajuste correto, mas não esqueça se quando ligar o digital não levantar sinal na TP, antes começar a mexer na antena, gire a bengala até conseguir levantar a TP e de um pré ajuste, somente depois disso acerte primeiro a horizontal, depois a vertical e por ultimo finalmente afine a inclinação do LNBF.
                      Last edited by Ne0; 16-09-2012, 11:36 PM.
                      ******

                      LCD 40 FULL HD_S1001_LCD 32 HDTV_S900_Big Black_Azcamd_CS-ceu_Diseqc4x1_43W_61w_70w

                      ******

                      Quer uma solução simples para juntar e editar e converter os vídeos do S900? Veja este post.

                      Comment

                      Working...
                      X