Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desligamento automático do dongle.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Desligamento automático do dongle.

    Aqui vai mais um dos meus projetos que acredito ser de grande ajuda para todos.

    Muitos buscam um meio de desligar o dongle automaticamente pra economizar energia ou poupar o dongle, percebendo essa necessidade resolvi montar esse projeto.

    O circuito é bastante simples e permite que o dongle seja desligado automaticamente em aproximadamente 12 a 15 segundos após o desligamento do receptor.

    Imagine que por um motivo qualquer você tenha que reiniciar seu dongle que está instalado em outro cômodo da casa e vc esteja confortavelmente deitado no quarto, teria que levantar e ir até o dongle pra retirar da tomada não é verdade?

    Pois bem, com esse circuito basta você desligar o receptor mesmo pelo controle remoto e aguardar alguns segundos e religar o receptor pra também religar o seu dongle automaticamente, muito cômodo.



    Todos os resistores são por 1/8w e os capacitores são eletrolíticos por 25v ou maior.

    Notem que a ligação é feita usando somente os pinos 2 e 5 do conector que vai para o dongle.

    Os transistores são comuns no mercado e apesar do tip125 aquecer um pouco, não ha necessidade de dissipador de calor.

    Pra facilitar a montagem que pode ser feita em um pequeno pedaço de placa universal 5x5 ou até menor, estou anexando desenhos dos transistores pra permitir que iniciantes em eletrônica também possam montar.


    Como o circuito é muito simples e pequeno acho que não é necessária a lista de material, pois todos os componentes estão descritos no esquema, mas pra evitar confusão os resistores estão escritos em k exceto o de 1mega (1M).

    Abraço e bom proveito!!!

  • #2
    Eu liguei apenas uma réle acionada pelos 12V que sai atrás do receptor que é ligada em série com a fonte do dongle. O único "problema" é que quando liga o receptor ele demora uns 10 segundos para abrir o canal, pois o dongle é ligado depois do receptor.

    Comment


    • #3
      eu estou usando um deste

      http://www.solostocks.com.br/img/tem...0-189783z0.jpg

      abraços a todos

      Comment


      • #4
        Tempo de espera para iniciar o dongle.

        Postado originalmente por MarkPS2 Ver Post
        Eu liguei apenas uma réle acionada pelos 12V que sai atrás do receptor que é ligada em série com a fonte do dongle. O único "problema" é que quando liga o receptor ele demora uns 10 segundos para abrir o canal, pois o dongle é ligado depois do receptor.
        O mesmo vai acontecer com este circuito, pois o dongle é ligado depois de identificar o pulso do receptor e o tempo pra abrir o canal depende muito do dongle que pode levar entre 5 e 12 segundos, mas isso não chega a ser um problema.

        Lembrando que essa demora não é por conta do circuito e sim devido ao tempo de inicialização do firmware do dongle.

        Uma vantagem do circuito é que é totalmente compatível com qualquer receptor ou dongle, outra vantagem é que o dongle pode ser instalado mais próximo da antena do telstar e levar apenas o cabo 3vias do sinal rs232 para o local onde fica o seu receptor e desligar pelo controle remoto do receptor quando bem desejar.

        Veja que você pode agendar uma gravação no receptor e programar pra ligar e ou desligar quando terminar o dongle também será ligado e desligado conforme sua programação, mesmo estando fora de casa por um longo período.

        De qualquer modo é um circuito muito barato, inteligente e pode ser montado por qualquer iniciante em eletrônica, tendo que ter cuidado somente com a ligação do cabo que leva 12v para o dongle, tendo que observar a polaridade pra não inverter e o padrão é o mesmo da fonte, negativo fora e positivo no centro.

        Se gostarem comente e se não gostaram façam suas críticas e sugestões.

        Abraço.
        Last edited by MARQUES200; 10-05-2011, 04:57 PM.

        Comment


        • #5
          Desligamento Automático do Dongle - Video

          Pessoal, postei no youtube um vídeo do circuito de desligamento automático, montado colpletamente dentro da própria caixa do conector DB9.http://www.youtube.com/watch?v=q2h54PLAbEo

          Abraço.

          Comment


          • #6
            Muito bom cara, parabéns pela iniciativa.
            Pirataria é crime, não roube navios.


            "Viva a sociedade alternativa"!

            Comment


            • #7
              Foto da montagem

              Uma foto da montagem pra facilitar na visualização do acabamento final. podendo variar somente os fios:



              O valor total da montagem feita por mim é de R35,00, devido ao preço do material cobrado aqui na minha cidade, so de conectores, capas, plug p4 e jack j4, já fica em R$11,50, espero que compreendam e não é a minha intenção fazer comércio aqui, pois sei que existe lugar adequado até aqui mesmo no fórum, mas pra ajudar aos amigos que têm dificuldades em montagens na área de eletrônica, vejam que já faz bastante tempo que postei o projeto e só agora diante das dificuldades de muitos é que me disponho a vender.

              E aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=q2h54PLAbEo

              Abraço.
              Last edited by MARQUES200; 13-06-2011, 05:14 PM.

              Comment


              • #8
                Parabens.

                Ótimo projeto e iniciativa.

                Um forte abraço

                Comment


                • #9
                  Olá. Vc faria um deste para mim?

                  Postado originalmente por MARQUES200 Ver Post
                  Uma foto da montagem pra facilitar na visualização do acabamento final. podendo variar somente os fios:



                  O valor total da montagem feita por mim é de R35,00, devido ao preço do material cobrado aqui na minha cidade, so de conectores, capas, plug p4 e jack j4, já fica em R$11,50, espero que compreendam e não é a minha intenção fazer comércio aqui, pois sei que existe lugar adequado até aqui mesmo no fórum, mas pra ajudar aos amigos que têm dificuldades em montagens na área de eletrônica, vejam que já faz bastante tempo que postei o projeto e só agora diante das dificuldades de muitos é que me disponho a vender.

                  E aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=q2h54PLAbEo

                  Abraço.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por ITC. Ver Post
                    Olá. Vc faria um deste para mim?
                    Amigo, no momento estão faltando as capas dos DBs9, acho que acabei com os estoques na minha cidade, rsrsrsrsrs

                    Assim que chegar o material estarei à disposição, mas que seja via MP.

                    Abraço.

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por MARQUES200 Ver Post
                      Uma foto da montagem pra facilitar na visualização do acabamento final. podendo variar somente os fios:



                      O valor total da montagem feita por mim é de R35,00, devido ao preço do material cobrado aqui na minha cidade, so de conectores, capas, plug p4 e jack j4, já fica em R$11,50, espero que compreendam e não é a minha intenção fazer comércio aqui, pois sei que existe lugar adequado até aqui mesmo no fórum, mas pra ajudar aos amigos que têm dificuldades em montagens na área de eletrônica, vejam que já faz bastante tempo que postei o projeto e só agora diante das dificuldades de muitos é que me disponho a vender.

                      E aqui o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=q2h54PLAbEo

                      Abraço.
                      ola gostei da ideia do circuito

                      mas os pinos db9 F e db9 M naum estao com os disseres errados embaixo?
                      porque atras do deco eh um db9 M e no dongle um db9 F ou seja estao invertidos.

                      abrçs

                      Comment


                      • #12
                        Não, a imagem tá certa, pois tu tem que usar o cabo serial que vem do receptor, e nao conectar direto no deco.

                        Atrás do deco e do Dongle realmente é DB M. Dá pra modificar e colocar um DB F no lugar do DB M nesse cabo pra conectar no Deco diretamente, eliminando um cabo no rolo todo...
                        -----------
                        2 x 60cm KU -> 70w e 43w
                        1 x 90cm KU -> 61w
                        1 x S900HD
                        1 x S925HD Mini

                        Comment


                        • #13
                          MARQUES200,

                          O circuito final ficou reduzido em relação ao circuito da primeira pagina? Pois nessa ultima foto dificilmente cabem 8 resist+2caps+4 transist montados.
                          Acho que sobrou um par de resist+1cap+1 tip125 rsrsrs aí sim cabe ali dentro da capa do db9

                          abs

                          Comment


                          • #14
                            Cabo de desligamento

                            Amigo, na verdade cabe até mais componentes que o circuito que desenhei, fiz um passo a passo da montagem, e se você é do tipo são tomé, então peça por MP que te mando o tutorial e depois vc volta aqui e fala se cabe ou não.

                            Mas o capacitor na saída de fonte(100mf) realmente ficou de fora, porém não compromete o funcionamento.
                            Abraço.
                            Last edited by MARQUES200; 09-08-2011, 01:56 AM.

                            Comment


                            • #15
                              alguem está usando esse circuito de desligamento com o dongle sm1-box? ele tem uma protecão na fonte que as veces tenta ligar, aparece ON no display do dongle mas não liga. O circuito funciona sem problemas ja testei.

                              Comment

                              Working...
                              X