Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A S H nos dias atuais. Por que?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • A S H nos dias atuais. Por que?

    Olá amigos jardineiros. Estou iniciando a proposta de discução sobre um assunto muito indesejável: O terrível ASH no display!
    Já é sabido que no mês de abril/2010 ocorreu o ataque por satélite e diversos S900 foram afetados pelas gripes do "ON ON ON" e "ASH". A situação daquele tempo foi resolvida com a correção da vulnerabilidade do FW e oferta de E²PROM novas para quem teve deco afetado (custeadas pela AZA). E aí o S900 continuou sua evolução positiva (sou fã desse deco)...
    Pois bem, nos dias atuais ainda ocorrem casos de "ASH" envolvendo S900. Uns após modificação de FW e outros, simplesmente por ocorrer.
    Meu S900 foi acometido recentemente por ASH depois de muitas atualizações consecutivas de FW realizadas durante teste particular. Mas este meu S900 não serve de parâmetro para tirar qquer conclusão, pois o coitado "sofreu" na minha mão desde q ele chegou a mim. Usei e uso ele sem dó! Ele já teve praticamente todos FW do TEAM rodando nele.
    Cito abaixo um comentário q julgo muito interessante:
    Postado originalmente por Levi Ver Post
    Jamantha minha solidariedade, tenho um deco que aconteceu a mesma coisa, quando esfria e eu desligo na chave traseira da ASH, só que eu tenho uma gambi pra faze-lo reviver ligo o secador de cabelo bem quente em cima do mesmo e depois de uns 5 minutos ele volta a ligar e funcionar normalmente, acredito ser algum ponto de solda que esfria, como não entendo de eletrônica e nem tenho o esquema elétrico do deco não sei aonde, mais fica aí a dica.
    Sds
    Meu S900 apresentava este comportamento. Inicialmente na tentativa de recuperá-lo da gripe esquentei as soldas dos pinos da E²PROM. Após o serviço o deco reviveu, mas morreu após esfriar. Lembrei-me da citação do amigo Levi e fiz a experiência de somente submeter a E²PROM ao calor por um instante e realmente o deco revivia, mas após esfriar morria.
    Como não tenho paciência de ficar esquentando deco para funfar, resolvi sacar a E²PROM para posterior substituição. A remoção foi um pouco trágica, mas pesquisando melhor tenho consciência q a placa mãe do jeito q ficou suporta um novo chip.
    Mas indo ao que interessa, realizarei algumas perguntas:

    1 - E²PROM rebelde q somente funfa quente. Isto é indicativo de vida útil do chip comprometida?

    2 - Qdo fazemos atualização de FW para a flash de 4MB, algo é mudado nos dados da E²PROM (16kb - SK24C16e)?

    3 - O caso experimentado pelo meu S900 foi apenas coincidência ou o fato de eu ter sido hostil com ele atualizando vária vezes consecutivas contribuiu para "dano" na E²PROM?

    Entendo perfeitamente q qquer chip e/ou componente eletrônico tem vida útil. Isto é normal e inclusive todos nós tbm teremos o dia do bom fim...

    Desde já agradeço pela atenção dos senhores e se possível, gostaria de receber contribuições técnicas neste tópico.
    Abraço a todos e ótimas flores!
    Last edited by Jamanta; 17-07-2012, 05:22 PM.

  • #2
    O meu limitado conhecimento de eletrônica me lembra que esse chip, toda vez que é apagado, "sofre", devido ao processo de "erase" elevar a voltagem interna do mesmo.

    Então, de tanto apagar e regravar, sim, reduz a vida útil dele bastante!

    A minha dúvida é nos casos onde ele está lá, quieto, sendo utilizado apenas como deco, sem ter fw atualizada varias vezes, acontecer o mesmo problema.

    Será que alguma coisa é apagada e gravada nele durante o uso?
    -----------
    2 x 60cm KU -> 70w e 43w
    1 x 90cm KU -> 61w
    1 x S900HD
    1 x S925HD Mini

    Comment


    • #3
      O problema é quando o ASH ferra a eprom como ferrou com a sua Jamanta, já deu algumas vezes nos meus receptores e de alguns conhecidos, mas nunca ferrou a eprom, acho difícil achar uma explicação pra isso, componentes eletrônicos...

      No meu atual S900 (big black) coloquei um cooler em cima da eprom fazendo a exaustão do calor, fiz um buraco na lataria e coloquei o cooler por dentro, ligado nos pinos internos da USB, ficou show, parece de fábrica (aliás, deveria vir assim) trabalha geladinho. Até hoje não tive nenhum ASH nele, e ja dei bastante pau nele, mas sempre sem aquecer muito.


      Meus pêsames pelo seu S900.
      Pirataria é crime, não roube navios.


      "Viva a sociedade alternativa"!

      Comment


      • #4
        sk24c16e.

        A danada da E²PROM (SK24C16e) é uma rom de validação do deco pelo q sei. Ela é um bocado "cabulosa" pelo fato de não se ter infos técnicas (e nem é conveniente expor) sobre como o deco a manipula. A exemplo das EPROM e E²PROM, para se ter dado novo é preciso apagar todos os antigos primeiro e reescrever por completo. EAROM e Memórias FLASH são diferentes, pois consegue-se alterar apenas os bits desejados através de endereçamento.
        Sei q a Flash (4MB) do meu S900 está vendendo saúde, enqto a pequenina (16kb) SK24C16e estava resfriadinha e só animava com calorzinho no lombo.
        Então fica a minha dúvida: Matei meu S900 ou ele morreu sozinho?
        Para mim, somente ter esta resposta me traria satisfação.
        Continuemos a discução e agradeço por agora pelas contribuições recebidas. Valeu!
        Last edited by Jamanta; 17-07-2012, 05:22 PM.

        Comment


        • #5
          Eu apostaria na ideia de que tu acelerou violentamente a morte dele, com tantas atualizações seguidas....



          Postado originalmente por Jamanta Ver Post
          A danada da E²PROM (SK24C16e) é uma rom de validação do deco pelo q sei. Ela é um bocado "cabulosa" pelo fato de não se ter infos técnicas (e nem é conveniente expor) sobre como o deco a manipula. A exemplo das EPROM e E²PROM, para se ter dado novo é preciso apagar todos os antigos primeiro e reescrever por completo. EAROM e Memórias FLASH são diferentes, pois consegue-se alterar apenas os bits desejados através de endereçamento.
          Sei q a Flash (4MB) do meu S900 está vendendo saúde, enqto a pequenina (16kb) SK24C16e estava resfriadinha e só animava com calorzinho no lombo.
          Então fica a minha dúvida: Matei meu S900 ou ele morreu sozinho?
          Para mim, somente ter esta resposta me traria satisfação.
          Continuemos a discução e agradeço por agora pelas contribuições recebidas. Valeu!
          -----------
          2 x 60cm KU -> 70w e 43w
          1 x 90cm KU -> 61w
          1 x S900HD
          1 x S925HD Mini

          Comment


          • #6
            Só pode.

            Postado originalmente por diazepam Ver Post
            Eu apostaria na ideia de que tu acelerou violentamente a morte dele, com tantas atualizações seguidas....
            O meu s900 na sua vida sofreu incontáveis atts ao longos dos muitos testes q realizei com ele durante a evolução. Mas da última vez, realmente peguei muito pesado com ele, pois não dei trégua nem para ele respirar...
            Mas nesta hora penso q a E²PROM durante um allcode+bootloader é apagada e reescrita. A minha deve ter fervido.
            Engraçado q enqto ele ainda agonizava, se colocasse um pouco de calor próximo ao chip ele ressucitava... Vai entender a eletrônica?
            O chip eu retirei e o deco está vivo do jeito q dá. Confio q algum dia o reparo ideal será feito e ele recuperará a saúde plena.

            Comment


            • #7
              Deixei o meu S900 prata no hospital sexta passada, está com esse maldito ASH.
              Sexta que vem o médico me dara a resposta sobre a sua saúde!
              Ainda tenho esperanças!!!
              Sou colorado e nada muda esse sentimento!!!

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por rodrigogringo Ver Post
                Deixei o meu S900 prata no hospital sexta passada, está com esse maldito ASH.
                Sexta que vem o médico me dara a resposta sobre a sua saúde!
                Ainda tenho esperanças!!!
                Assim que retornar, por favor conta pra gente a experiencia vivida, porque o meu eu tive que trocar a epron e só assim ele voltou a respirar.

                Aliás aproveitando o tópico, vejo que alguns tiverom ASH e voltou a funcionar. Saibam que são vários motivos que o levam em ASH, uma simples desligada no aparelho quando estiver atualizando, ele fica em ASH e logo um recovery resolve o problema ou aparece o ASH do nada e é só reiniciar e resolve o problema. Então o ASH pode ser um problemão ou um probleminha.

                Comment


                • #9
                  Estou curioso sobre isto.

                  Postado originalmente por rodrigogringo Ver Post
                  Deixei o meu S900 prata no hospital sexta passada, está com esse maldito ASH.
                  Sexta que vem o médico me dara a resposta sobre a sua saúde!
                  Ainda tenho esperanças!!!
                  Torço tbm pelo pronto restabelecimento da saúde do seu S900 Silver. Mas conte-nos melhor usa história respondendo:

                  1 - Seu S900 teve ASH em 2010 ou foi recentemente?
                  2 - Se recentemente: Como ocorreu? Foi durante atualização de FW ou ocorreu simplesmente por ocorrer?

                  Agradeço desde já se puder matar minha curiosidade. Valeu!

                  Comment


                  • #10
                    Deus livre meu s900 desse ASH!
                    rsrs

                    Comment


                    • #11
                      o meu bixou a eeprom que já foi trocada uma vez, durou um ano e depis bixou usb, ta aqui jogado. da uar com on on on, e atualizar só via rs232.

                      Mais ta jogado, aqui to usando meu outro deco.

                      Comment


                      • #12
                        Hoje pela manha fui ligar o deco pelo controle e nao funcionou, então liguei pelo botão do receptor mesmo, até ai blz.. Quando floriu o primeiro canal, fui tentar trocar de canal, aumentar o volume e nada no controle funcionava, desliguei o deco, liguei denovo, e apareceu no visor "ASH".. desliguei na chave traseira do deco e liguei novamente e ta tudo OK agora, receptor e controle funcionando normalmente..
                        Minha dúvida agora é.. isso quer dizer alguma coisa?

                        Comment


                        • #13
                          Por enqto nada.

                          Olá amigo Koyote. Por enqto não significa nada, pois pode ter havido alguma operação ilegal durante conexão com a rede, visto q vc usa o deco conectado na web.
                          Meu S812 sempre apresenta ASH (depois de alguns minutos) se ligo o deco a partir do standby e router já inicializado. Se ligo pela chave traseira, conecta-se normal e funfa o tempo q for necessário. Não consigo explicar este mau sintoma.
                          Agora, se o ASH passar a ser frequente durante o processo de boot do deco, aí já é outra conversa. Pode ser resolvido com um simple recovery por cabo e no pior dos casos, com substituição de E²PROM.
                          Tomara q tenha sido algo momentâneo. Saúde para seu S900!

                          Comment


                          • #14
                            Tomara mesmo que tenha sido um ASH passageiro, e que não seja nada grave.. hehe
                            Obrigado Jamanta pela resposta!

                            Comment


                            • #15
                              O meu prata as vezes entra em ASH por nada, tipo mexer um pouco nas TPs e logo ele trava, desligo ele e ao religar AHS, desligo outra vez e ele volta. Isto as vezes em uma atualizacão e tal. Estou em busca de uma eprom porque sei que durará pouco,logo ele entra em ASH e não sai mais.

                              Sds

                              Comment

                              Working...
                              X