Anúncio

Collapse
No announcement yet.

S900 Atualização 19/ABR (apagão 17/abr e problema ON ON ON ou ASH)

Collapse
This topic is closed.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Postado originalmente por henriquemeninrusso Ver Post
    Olá.. Fui instalar hoje meu S900HD e sem saber, atualizei o aparelho (última) com o cabo da antena ligado.

    Depois disso, o sinal só fica em 36% e 10% e não encontra mais nenhum canal.

    O que devo fazer?
    Obrigado...
    Voce pode ter dado azar e ter pego um S900 com defeito na entrada do LNB... eu tive que trocar essa peça do meu S900. Faça um teste, tente mexer no cabo na entrada do LNB no S900, se tiver com mau contato deve mostrar algum sinal ... se der certo se prepare que vai parar de vez.

    Comment


    • [QUOTE=Anilton;77438]Sabe me informar a referencia ou a posição correta desta EEPROM, pois não achei nenhuma numeração referente a 24C16. Eu tenho o arquivo bin original e o o gravador de EPROM. Gostaria de fazer um teste regravando em cima dela.[/QUOT

      no pino que é o 1 tem uma marca tipo furo e tb o CI tem um lado dele chanfrado vendo a foto do S900 o pino 1 esta para a frente do receptor visto de frente
      Antenas
      Telada 2,30 Nss 806
      Telada 2,30 intelsat 9 e carona 805
      Telada 2,00 Brasilsat B4
      Chapa 1,50 Hispasat
      60CM Amazonas
      60Cm Estrela da Sul
      Telesystem 1.2 +az 806

      Comment


      • bem o rascunho esta pronto ...
        amanha vamos tentar ler os primeiros 256 byte ....iniciado a partir do
        do chip = 1100
        pagina = 010
        start bloc = 0x8f long 255

        Program ReadEepromS900hd;
        var d: byte;
        i: integer;
        begin
        ShowHexEdit;
        SetSizeHexEdit( 256 ); // ajusta tamanho do editor hexadecimal
        PowerOn;
        ConfigI2C( 10, 10000 ); //clock=10us,write=10ms

        begin
        StartI2C;
        Wait ( 5 ) ; //aguarda 5 microsegundos
        StopI2C ; //libera o barramento
        d := 10;
        if WriteByteAI2C( $c5 ) = false then //envia control byte
        AddMsgDebug( 'Control Byte Error' )
        else if WriteByteAI2C( $8f ) = false then //address do bloco
        AddMsgDebug( 'Address Error')
        else begin
        for i := 0 to 255 do
        if ReadByteI2C( d ) = false then //data em d
        AddMsgDebug( 'Data Error'+ intToStr(i)); //mOstra o by7te defeituoso
        SetByteHexEdit( i, d );
        end;
        end;
        PowerOff;
        RefreshHexEdit;
        end.

        Comment


        • Postado originalmente por Anilton Ver Post
          Sabe me informar a referencia ou a posição correta desta EEPROM, pois não achei nenhuma numeração referente a 24C16. Eu tenho o arquivo bin original e o o gravador de EPROM. Gostaria de fazer um teste regravando em cima dela.
          no pino que é o 1 tem uma marca tipo furo e tb o CI tem um lado dele chanfrado vendo a foto do S900 o pino 1 esta para a frente do receptor visto de frente

          desculpem a replica deu erro
          Antenas
          Telada 2,30 Nss 806
          Telada 2,30 intelsat 9 e carona 805
          Telada 2,00 Brasilsat B4
          Chapa 1,50 Hispasat
          60CM Amazonas
          60Cm Estrela da Sul
          Telesystem 1.2 +az 806

          Comment


          • Ai Zuuck da de pau nele, parabens pelo caminho percorrido ate o momento, que tenhas sucesso nesta empreitada e que é obvio seja muito, mas muito bem reconhecido e recompensado

            Parabens

            Comment


            • Postado originalmente por azgus Ver Post
              Caros participantes do Forum,

              Não tenho nenhum interesse de criar polêmica. Mas gostaria de expor aos senhores o que tenho concluído, analisando tudo o que se tem falado a respeito do travamento do S900. Gostem ou não.

              Vejo que muita gente altamente capacitada neste Forum já tentou de tudo, mas não obteve sucesso. Confesso que, como engenheiro, tenho me divertido mais buscando uma solução para o problema, do que assistindo TV (mesmo se meu S900 não estivesse em ASH).

              No início eu pensava que, apesar do desespero de todos, o fabricante seria o maior preocupado com o problema, pois tal acontecimento poderia significar o fim de seus negócios. Pensei que se fosse o meu negócio que estivesse por um fio, tomaria duas atitudes:

              1ª) Colocaria o meu pessoal para trabalhar exaustivamente em uma solução.

              2ª) Trataria logo de acalmar meus “investidores” para não perder o mercado, mantendo-os continuamente informados quanto aos avanços dos trabalhos.

              Observo que o que deixa a maioria das pessoas desesperadas é falta de comunicação. Mas ninguém deve colocar a culpa no TEAM por isso. Isso mesmo. O TEAM não é culpado de não recebermos informação do que está sendo feito.

              O oxbox disse uma coisa que não saiu da minha cabeça. Ele disse: “Talvez o TEAM nem exista.” Acho que o oxbox tem toda razão. O TEAM existe dentro da concepção de cada um. Na minha, existem THE TEAM, O TIME e EL EQUIPO. Ou seja, O TEAM é aquele que detém o conhecimento de todos os SET-TOP BOXES do mundo, já que são todos clones de uma mesma célula tronco. Basta uma rápida busca pela internet que se encontra equipamentos com especificações técnicas idênticas e até a mesma cara. Alguns só mudam o selo. O difícil é saber qual o “original” que deu origem a todos os outros clones. Para mim, o dono desse original é aquele que possui todo o conhecimento do equipamento e seja capaz de gerar os firmwares. Alem do THE TEAM, na minha concepção existe também EL EQUIPO. Sem qualquer discriminação dos nossos irmãos latinos americanos, eles não possuem nenhum histórico de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos. Porém os mesmo possuem um dom especial para “nacionalização” de tecnologia de ponta. EL EQUIPO seria o responsável por fazer esse link com THE TEAM. Porém, eu não saberia dizer o nível de comprometimento que THE TEAM teria com EL EQUIPO, para trabalhar na solução do problema. Talvez, THE TEAM até veja EL EQUIPO como um concorrente. O TIME seria o nosso interlocutor, ou o grande distribuidor do EL EQUIPO no grande mercado que é o Brasil.
              Daí, concluo que THE TEAM não pode ser culpado, pois não tem nenhuma relação direta com o mercado sul americano. (Inclusive os posts do THE TEAM são sempre em inglês, o que comprova que não são da América do Sul). O TIME também não pode ser culpado, pois está tão desinformado como nós. O EL EQUIPO fica numa situação em que não tem competência técnica para resolver o problema e, na melhor das hipóteses, conta apenas com a boa vontade do THE TEAM (se é que ele existe).

              Oxbox: Se você puder esclarecer com mais detalhe a história do desenvolvimento dos STB pelo mundo e como eles chegaram até nós, seria de grande utilidade. Acho que você deve ter um conhecimento bom sobre o assunto.

              Parabéns a todos que estão buscando uma solução, um grande abraço a todos e boa sorte.
              Que água que vc bebeu, quanta divagação, The Team, El equipo, nossotros, PQP, cara estamos empenhados realmente na questão de resolução, reforço suas palavras "Parabéns a todos que estão buscando uma solução, um grande abraço a todos e boa sorte"

              Comment


              • Caros amigos, só para aumentar a informações disponibilizadas aqui, segue minha teoria:

                Como já foi dito aqui várias vezes, pela net a fora existe muita informação sobre receptores FTA que podem ter suas firmwares trocadas por outras com recursos melhores e que existe muitos fabricantes, marcas, modelos, mas que na maioria tem dentro o mesmo hardware, assim como o hardware pode ser igual e que gerações mais novas de chip, sempre carrega padrões de modelos anteriores, como recursos e forma de programar, procurei na net informações sobre chips da ALI fabricante do M3602 do S900HD e encontrei estes sites e o programa Ali universal fix(tudo para os chip M3327 a M3329a):

                - http://www.satp2p.com/forum/showthre...sal-fixer-1.4b
                - http://www.reverse-engineering.net/v...e16e1c8#p45669
                - http://www.heyrick.co.uk/ricksworld/.../sl65_003.html

                Mas vejam o que eu conclui com isso tudo:

                * Todos aqui dizem que o problema é no eeprom 24C16 e eu concordo com isso, pois como percebe-se o S900HD fica em um loop interminavel ao ligar, pois ele carrega o básico(APP init ok...) e quando vai carregar o firmware segundo o site Satp2p.com (link acima) ele precisa fazer uma verificação se a firmware é a correta para o receptor, e para isso ele consulta o conteudo da eeprom(uma sequencia de códigos HEX pelo que entendi), que identifica todo o hardware do aparelho e a se informação da firmware não bater com a da eeprom, provavelmente por segurança o S900HD dá um reboot, para que a firmware seja trocada(gerando o ON ON ON).
                ** Caso alguem ler o artigo do site Satp2p.com eu já cortei o pino 5 da eeprom para ver se parava o ON ON ON, mas não funcionou, pois pelo que suponho a minha eeprom estava estragada e o site explica o procedimento para se colocar firmware de aparelhos clones.
                *** Os outros 2 links acima são para os programadores e tecnicos em eletronica de plantão.
                **** Com relação ao .bin com o conteúdo da eeprom, bom eu não tenho, mas um colega postou um de 2KB algumas páginas atrás e pessoal questionou se o tamanho era este mesmo, bem como outro colega disse que o problema não era na eeprom pois ela não cabe nada e a firmware fica em outro chip maior. Vamos ao que conclui:
                - bem ao abrir com um leitor HEX o bin da eeprom disponibilizado pelo colega (não sou programador, procurei strings com informações em inglês), percebi que nela constava a seguinte sequência: Information7 HS11 20100315-155610, o que pode indicar que o colega havia atualizado seu aparelho com a última firmware disponibilizada pelo TEAM e que realmente o upgrade atualiza também a eeprom e que como a eeprom 24c16 não cabem nada , talvez seu conteúdo tem mesmo apenas 2KB.
                - com relação a afirmação de que o problema não é na eeprom e sim no flash que contem o firmware, bem eu fiz como varios aqui, gravei, gravei, gravei a firmware de fabrica e até a última disponibilizada pelo TEAM e conclui que se a flash estivesse com problema, eu gravaria as firmwares e se eu fizesse um dump depois da atualização, o dump não poderia ser igual ao arquivo original, mas se realmente o conteúdo fosse o mesmo, não teria nada de errado com a flash. Então eu gravei o firmware original e fiz um dump, gravei o último disponibilizado pelo TEAM e fiz um dump e todos ao serem checados cada um com seu par, com o md5sum eram identicos, ou seja a flash esta ok e gravando.

                Por final, vez que escrevi de mais, me falta apenas testar o JTAG e depois comprar um eeprom e gravar o BIN do colega para testar.
                Até mais e espero ter ajudado de alguma forma.

                Comment


                • Postado originalmente por Zuuck Ver Post
                  bem o rascunho esta pronto ...
                  amanha vamos tentar ler os primeiros 256 byte ....iniciado a partir do
                  do chip = 1100
                  pagina = 010
                  start bloc = 0x8f long 255

                  Program ReadEepromS900hd;
                  var d: byte;
                  i: integer;
                  begin
                  ShowHexEdit;
                  SetSizeHexEdit( 256 ); // ajusta tamanho do editor hexadecimal
                  PowerOn;
                  ConfigI2C( 10, 10000 ); //clock=10us,write=10ms

                  begin
                  StartI2C;
                  Wait ( 5 ) ; //aguarda 5 microsegundos
                  StopI2C ; //libera o barramento
                  d := 10;
                  if WriteByteAI2C( $c5 ) = false then //envia control byte
                  AddMsgDebug( 'Control Byte Error' )
                  else if WriteByteAI2C( $8f ) = false then //address do bloco
                  AddMsgDebug( 'Address Error')
                  else begin
                  for i := 0 to 255 do
                  if ReadByteI2C( d ) = false then //data em d
                  AddMsgDebug( 'Data Error'+ intToStr(i)); //mOstra o by7te defeituoso
                  SetByteHexEdit( i, d );
                  end;
                  end;
                  PowerOff;
                  RefreshHexEdit;
                  end.



                  Zuuck... estarei providenciando os testes amanha depois do meio dia... mais acho que vou aumentar o microsegundo para 10... qualquer coisa posto aqui... Outra coisa.. o ADDMSGDEBUG, acho que não irá funcionar, pois o READBYTEI2C não será lido... (pelo menos é o que acho por limitação no acesso a eeprom). Mas acho que este é o caminho...

                  vamos lá....
                  Last edited by advjoseneto; 25-04-2010, 11:34 PM.

                  Comment


                  • Postado originalmente por gilaa Ver Post
                    Caros amigos, só para aumentar a informações disponibilizadas aqui, segue minha teoria:

                    Como já foi dito aqui várias vezes, pela net a fora existe muita informação sobre receptores FTA que podem ter suas firmwares trocadas por outras com recursos melhores e que existe muitos fabricantes, marcas, modelos, mas que na maioria tem dentro o mesmo hardware, assim como o hardware pode ser igual e que gerações mais novas de chip, sempre carrega padrões de modelos anteriores, como recursos e forma de programar, procurei na net informações sobre chips da ALI fabricante do M3602 do S900HD e encontrei estes sites e o programa Ali universal fix(tudo para os chip M3327 a M3329a):

                    - http://www.satp2p.com/forum/showthre...sal-fixer-1.4b
                    - http://www.reverse-engineering.net/v...e16e1c8#p45669
                    - http://www.heyrick.co.uk/ricksworld/.../sl65_003.html

                    Mas vejam o que eu conclui com isso tudo:

                    * Todos aqui dizem que o problema é no eeprom 24C16 e eu concordo com isso, pois como percebe-se o S900HD fica em um loop interminavel ao ligar, pois ele carrega o básico(APP init ok...) e quando vai carregar o firmware segundo o site Satp2p.com (link acima) ele precisa fazer uma verificação se a firmware é a correta para o receptor, e para isso ele consulta o conteudo da eeprom(uma sequencia de códigos HEX pelo que entendi), que identifica todo o hardware do aparelho e a se informação da firmware não bater com a da eeprom, provavelmente por segurança o S900HD dá um reboot, para que a firmware seja trocada(gerando o ON ON ON).
                    ** Caso alguem ler o artigo do site Satp2p.com eu já cortei o pino 5 da eeprom para ver se parava o ON ON ON, mas não funcionou, pois pelo que suponho a minha eeprom estava estragada e o site explica o procedimento para se colocar firmware de aparelhos clones.
                    *** Os outros 2 links acima são para os programadores e tecnicos em eletronica de plantão.
                    **** Com relação ao .bin com o conteúdo da eeprom, bom eu não tenho, mas um colega postou um de 2KB algumas páginas atrás e pessoal questionou se o tamanho era este mesmo, bem como outro colega disse que o problema não era na eeprom pois ela não cabe nada e a firmware fica em outro chip maior. Vamos ao que conclui:
                    - bem ao abrir com um leitor HEX o bin da eeprom disponibilizado pelo colega (não sou programador, procurei strings com informações em inglês), percebi que nela constava a seguinte sequência: Information7 HS11 20100315-155610, o que pode indicar que o colega havia atualizado seu aparelho com a última firmware disponibilizada pelo TEAM e que realmente o upgrade atualiza também a eeprom e que como a eeprom 24c16 não cabem nada , talvez seu conteúdo tem mesmo apenas 2KB.
                    - com relação a afirmação de que o problema não é na eeprom e sim no flash que contem o firmware, bem eu fiz como varios aqui, gravei, gravei, gravei a firmware de fabrica e até a última disponibilizada pelo TEAM e conclui que se a flash estivesse com problema, eu gravaria as firmwares e se eu fizesse um dump depois da atualização, o dump não poderia ser igual ao arquivo original, mas se realmente o conteúdo fosse o mesmo, não teria nada de errado com a flash. Então eu gravei o firmware original e fiz um dump, gravei o último disponibilizado pelo TEAM e fiz um dump e todos ao serem checados cada um com seu par, com o md5sum eram identicos, ou seja a flash esta ok e gravando.

                    Por final, vez que escrevi de mais, me falta apenas testar o JTAG e depois comprar um eeprom e gravar o BIN do colega para testar.
                    Até mais e espero ter ajudado de alguma forma.
                    o defeito esta mesmo na eprom SX24C16 pois tenho um amigo que pegou uma de um S900 funcionando e colocou no dele travado e funcinou normalmente
                    Antenas
                    Telada 2,30 Nss 806
                    Telada 2,30 intelsat 9 e carona 805
                    Telada 2,00 Brasilsat B4
                    Chapa 1,50 Hispasat
                    60CM Amazonas
                    60Cm Estrela da Sul
                    Telesystem 1.2 +az 806

                    Comment


                    • to na jornada de reanimar meu S900 q nao adiantou com rescou 2.c nem 1.0 sempre da stb error, é o seguinte galera o que vcs querem saber ? tem um primo meu que é programador em assembler e C e tem gravador de eprom pois ele fabrica Alarmes e ele mesmo escreve os programa e grava no chip entao postem aqui suas perguntas que vo chama ele para responder para vcs flw!

                      Comment


                      • Zuuck S900 Travado on...on LER/Escrever na EEPOM

                        Olá Zuuck!
                        Estou também com esta trava mas a questão é a seguinte:
                        Você fala em analisar inclusive com ociloscópio as linhas de clock,acknowledge
                        enfim alguns parâmetros para coseguir ler/escrever na memória.Mas vejamos:
                        em se tratando da EEPRON 24C164 Temos no pino 7 o WP(Write Protect)onde colocando este pino em low (GND) habilitamos ela em condição normal de escrita e ai não entendi o porque tentar por outro caminho.
                        Fiz uma experiêcia com programa ALPHA LOADER que peguei por aqui ,onde com pino 7 EM GND carreguei com o epromupgrade.exe que usamos para fazer o recovery;ele fez o burning e parece que consegui a princípio zerar a EEPROM ,pois o deco depois de religá-lo voltou com o display apagado, mas maldito do on...on cessou.Só que agora não consigo fazer o recovery pois não esta sincronizando com a porta.Acho que agora precisa-se realmente carregar o .bin que tenho aqui de um deco novo.Gostaria que você e outros que quizerem ;dessem uma analizada,por favor nesta questão. Obrigado!
                        Há... também já havia feito antes disto tudo o cabo Jtag ,e usei o programa EJTG TINY TOOLS,mas mesmo considerando o W/p que fiz colocando WP em low ,o resultado foi :
                        FileVersion = 1.0.6.17
                        Speed = 180451
                        -----------------------------------------------------------------------
                        Selecciona modo de trabajo ALi M332x
                        CPU ID = FFFFFFFF , resultado este onde se comenta que precisa-se colocar o jamper para entrar em modo de DEBUG, mas falta o dito cujo jamper entre pinos 1-2-3 de um conector que este S900 não tem!
                        Celestino

                        Comment


                        • Teste para funcionar o s900

                          Olá pessoal do forum . Sou técnico em eletronica e tenho um hoby por receptores digitais .

                          Fiz alguns teste pra ver se mudava alguma coisa .
                          1° a respeito de on no 900 constatei que nao é defeito nem na memoria eprom e nem na flash. Ambas estão boas . Pois tirei dos decos com defeitos e coloquei num 806 e atualizei e ambas funcionaram .
                          2° minha duvida é se o problema está na memoria ram ou no proprio chip(bga) .
                          3° se alguem ja fez algum teste a mais poste . Por favor .
                          Outra coisa se alguem tem o esquema jtag do s900 . Coloquei o link pra que eu possa fazer esses teste . Nao adianta dizer pra consultar o tal kit sobrevivencia . Pois nao tem nada especifico pra esse modelo . Obriggado conto com a ajuda de todos .

                          Comment


                          • Postado originalmente por oxbox Ver Post
                            Até se utilizar a firmware do Team que tava antes, que sabemos que teve o problema, se não apontar pro satélite da bobofonica não teria problema.

                            Se vai usar pra FTA, pouco importaria. E aí em FTA não tem porque apontar pro Mãezonas em Ku.
                            Oxbox, depende.

                            Eu, essa turma toda aqui (http://www.colvero.com/tvdig/satentusiastas) e mais centenas ou milhares de pessoas possuímos a recepção como hobby, e usamos antenas apontadas para o "mãezonas" desde muito antes da bobofonica entrar. Para quem curte a recepção como hobby, descobrir e explorar satélites com um canal que seja ou até mesmo feeds já é legal.

                            O que quero dizer com toda essa enrolação acima é que pode sim apontar pro "mãezonas". O que não deve nesse caso específico é adicionar os TPs da bobofonica. Existem tps com TVs e radios FTA por lá. Pouca coisa, claro, mas tem. O negócio é não fazer BUSCA CEGA, e sim, adicionar os TPs desejados manualmente.

                            Abraço,

                            Dr. Sat

                            Comment


                            • Postado originalmente por doutor.sat Ver Post
                              Oxbox, depende.

                              Eu, essa turma toda aqui (http://www.colvero.com/tvdig/satentusiastas) e mais centenas ou milhares de pessoas possuímos a recepção como hobby, e usamos antenas apontadas para o "mãezonas" desde muito antes da bobofonica entrar. Para quem curte a recepção como hobby, descobrir e explorar satélites com um canal que seja ou até mesmo feeds já é legal.

                              O que quero dizer com toda essa enrolação acima é que pode sim apontar pro "mãezonas". O que não deve nesse caso específico é adicionar os TPs da bobofonica. Existem tps com TVs e radios FTA por lá. Pouca coisa, claro, mas tem. O negócio é não fazer BUSCA CEGA, e sim, adicionar os TPs desejados manualmente.

                              Abraço,

                              Dr. Sat
                              Concordo em parte. Em Ku não tem muita coisa interesante né!? Em C já é pouco, mas ao menos tem. Agora em Ku FTA no mãezonas fica bem a desejar. Tem coisas bem melhores.

                              Comment


                              • [QUOTE=gilaa;77538]Caros amigos, só para aumentar a informações disponibilizadas aqui, segue minha teoria:
                                ...Então eu gravei o firmware original e fiz um dump, gravei o último disponibilizado pelo TEAM e fiz um dump e todos ao serem checados cada um com seu par, com o md5sum eram identicos, ou seja a flash esta ok e gravando...
                                ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                gilaa, vocë está absolutamente certo quanto à flash, não tem nada com ela e é lá mesmo que é gravado o firm. Porém, e sempre tem um porém, a eeprom K24c... é uma "chave" que o fabricante coloca no seu aparelho para que seu firm não seja utilizado em um deco de outra marca; assim, a firm (na flash) ao iniciar sua programação, procura por essa chave e libera o restante da programação se ela "bater" com o que está programado, senáo... ON ON ON.
                                Pois bem, postei anteriormente que nosso problema estava na flash e náo na eeprom porque, via software, náo temos condição de modificar a eeprom, apenas a flash. E, entáo, teríamos que tentar uma modificação na programação da flash, para que ignorasse a eeprom.
                                A bobofônica conseguiu fazer algo assim, modificar a "chave" porque o deco estava ligado. A prova é que, para os decos desligados a situação está normal. E aí, temos que tirar o chapéu... os caras aprenderam mesmo; e também, podemos nos preocupar, porque coisa pior poderá vir.
                                Entáo, só conseguimos consertar o deco, se tivermos uma eeprom já gravada, corretamente, como alguns colegas que tinham outro aparelho sem o problema e fizeram a troca já nos provaram.
                                E, para termos uma eeprom já gravada, teremos que proceder à gravação de uma virgem e, para isso precisamos conseguir ler uma de um deco bom, coisa que parece que ainda não conseguiram (e, creio que será difícil, a esperança é o zuuck); o TEAM pouco vai ajudar nisso, pois se a "chave" é colocada pelo fabricante, como uma "segurança" sua, ele não vai liberá-la. Minha esperança era que cortando o pino SDA, impedindo a eeprom de enviar qualquer informação, a flash fosse ignorá-la e continuar a programação normalmente; mas, você já disse que esse procedimento não funcionou...
                                Mas, são apenas 03h34... e ainda não desisti. E o seu post ajudou muito, tô com uma idéia esquisita na cabeça e amanhã vou testá-la.

                                Comment

                                Working...
                                X